
Applied Nanomaterials & Devices
O GRUPO
O grupo de pesquisa "AND" do acrônimo "Applied Nanomaterials & Devices" é liderados pelos Professores Dr. Diego Carvalho Barbosa Alves e Dr. Além-Mar Bernardes Gonçalves. A pesquisa é dedicada ao estudo e aplicação de nanoestruturas a base de carbono, nanopartículas e óxidos nanoestruturados em geral e suas aplicações. O grupo possui expertise na síntese síntese de nanoestruturas a base de carbono como Grafeno, Óxido de Grafeno, Óxido de Grafeno Reduzido, diferentes tipos de nanopartículas metálicas e óxido-metálicas. Além da síntese, o grupo busca o desenvolvimento de nano-dispositivos para aplicação como sensores, carreadores de drogas, etc. O grupo foi criado em 2013 e tem participação do INCT Nanomateriais. Atualmente conta com Três alunos de Doutorado, três alunos de Mestrado e três alunos de iniciação científica. Logo abaixo uma foto do Grupo tirada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

INTERESSES DO GRUPO


SÍNTESE DE NANOESTRUTURAS
O Óxido de Grafeno (GO) é o carro chefe na linha de síntese de nanomateriais 2D, sintetizado pelo método modificado de Hammers. A partir de sua síntese, o GO serve de base para diversas modificações, como sua redução química e incorporações a outras nanoestruturas, como, nanopartículas e/ou fármacos. Via CVD, são produzidos filmes de Grafeno e Bissulfeto de Molibdênio. Ainda são produzidos outros tipos de nanoestruturas, como; MoO3 nanobelts, Cu, Ag, Ni and Au nanoparticles
SENSORES
O grupo tem o interesse em dispositivos capazes de responder com mudança de uma de suas propriedades ao ser estimulado ou exposto a um agente externo. Nossos dispositivos são construídos com elementos nanoestruturados. Atualmente um dispositivo a base de óxido de grafeno está em estudo para identificar diferentes tipos de reagentes químicos.



APLICAÇÃO NA SAÚDE/BIOLÓGICAS
O uso e aplicação de nanoestruturas de forma direcionada a saúde e em sistemas biológicos vem se mostrado viável. Tratamento da leishmaniose, tratamentos na recuperação de defeitos ósseos são algumas das aplicações que o grupo vem trabalhando em colaboração com os departamentos da Farmácia e Veterinária da UFMS.
CARACTERIZAÇÃO ELÉTRICAS DE MATERIAIS E FILMES FINOS
A espectroscopia de impedância é uma das técnicas usadas para o estudo e caracterização de materiais, sólidos e líquidos.
INSTRUMENTAÇÃO DE LABORATÓRIO USANDO ARDUÍNO
Os alunos de graduação podem iniciar seu contato com a Física experimental, desenvolvimento suas habilidades de automação e programação através da montagem de Experimentos físicos simples. Tais experimentos podem ser aplicados aos laboratórios didáticos ou de pesquisa.
FOMENTO e APOIO





ENTRE EM CONTATO
Universaidade Federal de Mato Grosso do Sul
Telefone: (67) 3345-7029